Curiosidades


Nariz e orelhas nunca param de crescer
 O tecido cartilaginoso, que forma o nariz e as orelhas, não deixa de crescer nem mesmo quando o indivíduo torna-se adulto. Daí porque o nariz e as orelhas de um idoso são maiores do que quando era jovem. A face também encolhe porque os músculos da mastigação se atrofiam com a perda dos dentes. 

Um recem-nascido tem mais ossos que um adulto 
Um adulto geralmente possui 206 ossos e um récem-nascido 270 ossos. E um esqueleto de uma dulto pesa 17 quilos.

Um pedaço de osso pode suportar um peso de 9 toneladas sem se romper, esse mesmo peso destroçaria um pedaço de cimento do mesmo tamanho.

Articulções de atletas
As articulações dos atletas do salto com vara chegam a suportar 14mim quilos de pressão por centímetro quadrado na queda do salto.

 Doença que faz os músculos se transformarem em ossos
Uma estranha doença genética sem cura levou a que um chileno de 44 anos visse os seus tecidos musculares transformados progressivamente em ossos. Carlos Olea, conhecido pelos seus vizinhos como o homem de pedra, padece desde que nasceu de fibrodisplasia ossificante progressiva, uma rara doença que destruiu os seus músculos e articulações e o impede quase de se movimentar. 

Falta de ferro no organismo pode causar distúrbios de comportamento e coordenação motora
Cientistas da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos descobriram que distúrbios de comportamento e a falta de coordenação motora podem ser provocados pela deficiência de ferro no organismo. Pesquisam agora variedades de trigo mais ricas em ferro, para corrigir o problema com o pão de cada dia. 

Por que sentimos um choque quando batemos o cotovelo?
Uma batida em outras partes do corpo que tenham nervos também pode dar essa reação, pois o nervo choca-se com 2 superfícies duras: o osso e o objetivo em que se bateu, e isso dá a sensação de choque. 


2 comentários: